sexta-feira, agosto 17, 2012

COMO VENDER MEUS LIVROS? DICA 2.

Para que a dica 1 dê certo é necessário que a dica 2 esteja bem presente e viva!

Para quem não leu a dica 1: CLIQUE AQUI

Você precisa ser esperto ao usar suas contas nas Redes Sociais!

Isso mesmo, não adianta você ter um perfil no ORKUT (que ninguém mais usa) e achar que isso é o máximo de interação que você precisa ter - pelo contrário, é necessário que você esteja presente em tudo relacionado à livros. Fóruns de discussão, SKOOB - que é um site específico para escritores e leitores, ou seja, sua FONTE PARA O RECONHECIMENTO, Facebook, Twiitter, Skype, Youtube... Entre outros tantos.
Mas só ter o perfil em cada um desses sites não basta! Você precisa se destacar entre seus "amigos de Rede".

Mas Insanas, como eu faço para me destacar?


Primeiramente, se você possui esses perfis nas Redes, já percebeu a quantidade de pessoas que só escrevem abobrinha em suas páginas? Algumas pessoas acham que essas contas servem para dar indiretas aos NAMORADOS PULADORES DE CERCA, AOS INVEJOSOS que rondam suas vidas, AOS POLÍTICOS que pretendem fazer campanha eleitoral em seus perfis, AOS PAIS que não largam de seus pés... Enfim, inúmeras situações desnecessárias e fúteis.
Então, aproveite isso. Seja diferente. Mantenha-se sempre presente nas Redes, obtenha um grande número de amigos - e de preferência, pesquise por pessoas que gostem de ler, não desperdice seu tempo com pessoas que jamais leriam um livro, é como lutar sozinho e contra o nada. Fazer amizade com outros escritores também é muito importante. A troca de experiência realmente é válida.
Busque em suas postagens nas Redes, ter empatia com o que você está abordando, busque a simplicidade, a simpatia, e o mais importante: Em horário de "Pico" - o horário comercial, onde todos estão trabalhando e fuçando nas Redes Sociais as escondidas de seus chefes - procure ser engraçado, falar de temas revelantes e chamativos, não seja esnobe, e nem vire um palhaço, mas seja aquele alguém que compartilha o POST que irá mudar o dia de todos esses que estão as escondidas na Rede - procurando por alguma coisa que os faça aliviar da rotina deplorável que possuem.

Mas o que eu ganho com isso tudo, Insanas? Em nenhum momento vocês mencionaram que eu devo falar do meu livro?

Exatamente. Se você cria um perfil, supondo, no FACEBOOK - e adiciona o maior número de pessoas (desconhecidas) à seus contatos, e em seguida já sai divulgando sua obra - tudo isso soará da seguinte forma:
"Ele é um projeto de escritor desesperado e que só me adicionou para fazer eu comprar seu livro."

Você pode até conseguir vender um livro ou dois dessa forma, mas pense bem:
O QUE É MELHOR: CONSEGUIR FAZER UMA VENDA IMEDIATA, OU TER UM AMIGO NA REDE, que gosta do que eu posto, e é camarada comigo - E QUE QUANDO EU FOR FALAR QUE SOU escritor(a), irá dizer: - Nossa! Que legal! Que honra... Sou amigo de um escritor(a)? Ah eu quero um livro seu... Onde compro?
A diferença está na Amizade Virtual que você pode conquistar. Compreendem? - E se futuramente você lançar mais livros, provavelmente esse amigo irá comprá-los também, sem você precisar empurrar suas obras goela abaixo....
Então, não usem suas Redes Sociais unica e exclusivamente para divulgar seus livros. Sejam diferentes, sejam aquelas pessoas que os amigos virtuais queiram visitar o perfil, que queiram saber sobre sua vida, que VENHAM puxar conversa contigo no Bate-papo, e que QUEIRAM VERDADEIRAMENTE sua Obra.

Mas Insanaaas, então eu não posso divulgar minha obra na Rede?

Sim, pode. Mas antes de mais nada, analise: Como está minha situação nas Redes? Quem são meus amigos? Eles seriam capazes de comprar meu livro? São leitores ou são festeiros que jamais tiveram um livro nas mãos? - fazendo essas perguntas, comece a excluir todos aqueles que só estão lá para fazer volume. Depois disso, inicie em seus posts comentários produtivos, de valor, engraçados, chamativos, que não insultam seus amigos, que não suje sua imagem como pessoa e como escritor. Passando por tudo isso, aí é hora de divulgar seu livro. Mas lembrem-se sempre: FICAR DIVULGANDO INCANSAVELMENTE uma hora irá afastar até mesmo esses amigos virtuais que você conquistou. Então modere sempre, divulgue hoje, amanhã fale de outro assunto, divulgue novamente, e assim vai... É como aquele ditado: É preciso regar a plantinha para colher seus frutos, certos? Reguem sempre!

E lembrem-se: Você sozinho não chega muito longe, mas com ajuda e com amigos, ultrapassa barreiras.
Quem sabe um desses seus amigos virtuais não é um jornalista? Um blogueiro de um blog requisitado? Um professor cheio de alunos a quem comentar de seus livros? - USE ESSA FERRAMENTE PARA O SEU BEM!

Por Insana KZ.
Aos
Fissurados por Livros.




Reações:

7 comentários:

  1. Nossa eu adorei Insanas, começo minha limpeza hoje mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Esse é o melhor blog literário que já vi. As Insanas realmente entendem o que nós escritores precisamos.... Muito massa o post.

    ResponderExcluir
  3. Pura verdade! Post muito interessante :)

    ResponderExcluir
  4. Tonio Milly Escritor17 de agosto de 2012 11:41

    Apenas entendem o que nós precisamos Fátima? O pessoal aqui do blog abraça de verdade a nossa causa. Isso sim que é ser anjos. Esse post é digno de aplausos, meus caros. Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. a equipe do imaginarios-book realmente é d+
    acho q antes de qualquer coisa, o q um escritor anônimo mais quer é poder contar com alguém q possa o ajudar a tornar-se conhecido. esse trabalho é admirável. tds estão de parabens e as dicas são ótimas. realmente há muitas amizades nas redes sociais q podiam postar algumas coisas interessantes.

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas aos escritores independentes.

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Gostei das dicas.... Vou utilizar.... muito boa, para um inciante como eu....Parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir

Mensagens ofensivas serão excluídas do blog. Todos tem direito de opinar, criticar, entre outros, mas ao usar de palavras inapropriadas, seu comentário será removido. Att.